Demodex folliculorum: Deteção em paciente com blefarite crónica

  • Paulo Laranjeira

Resumo

O ácaro Demodex folliculorum (Simon 1843) é um ectoparasita comum, encontrado nos olhos dos seres humanos, sobretudo nos folículos das pestanas. Uma das doenças oculares mais relacionada com a infestação por Demodex spp é a blefarite, uma inflamação crónica da margem palpebral com exacerbações intermitentes, não sendo incomum na prática oftalmológica. Embora estes ácaros tenham sido pesquisados esporadicamente nos cílios de pacientes com blefarite crónica resistente a tratamento não são, por rotina, rastreados em doentes com ou sem patologia ocular em muitos países, incluindo Portugal.
Apesar de vários estudos sobre a demodicose das pálpebras, publicados nos últimos anos, serem controversos quanto à relevância patológica da infestação por Demodex na blefarite, alguns autores recomendam que a presença destes ácaros seja investigada por rotina em pacientes com esta condição.
Descrevemos o achado laboratorial de Demodex spp. nos cílios da margem palpebral de um paciente com blefarite crónica resistente a tratamento e interpretação do resultado em função das taxas de infestação descritas na literatura.